segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Jubileu, a tradição Congonhense!


Ruas de pedra, barracas coloridas de roupas e comidas. Brinquedos para todas a crianças, parques de diversão com alegria de montão.
Assim é o Jubileu de Congonhas!
Acontece uma vez por ano, no mês de setembro, dura sete dias e é em comemoração a Bom Jesus de Matosinhos. Trazido de Portugal por Feliciano Mendes, que fundou o santuário de Bom Jesus de Matosinhos. Decorado pelo artista barroco aleijadinho, com doze profetas de pedra sabão e pinturas no salão. Foi fundada também uma escola em homenagem ao fundador da igreja, por ter sido tão importante na história da cidade.
No santuário tem várias salas, uma delas é a dos milagres, com vários objetos e fotos como: braços de cera, álbuns, exames fitas de cabelo, e outas coisas para pedir ou agradecer pelos milagres obtidos. Também tem a capelinha onde os devotos fazem suas orações.
Subindo a ladeira tem seis capelas contando a história da ressureição, com estatuas de madeira e pedra sabão.
Acontecem quatro missas por dia em frente ao santuário, vários devotos a rezar. Vários romeiros vão para as missas já outras vão só para comprar. Particularmente, vou para as missas e compro algumas coisas junto com a minha família, já alguns congonhenses esquecem o verdadeiro sentido do Jubileu.
            Tem gente de cidades vizinhas, como Lafaiete, Belo Vale, Ouro Branco, Belo Horizonte e outros, até de outros países: Japão, Canadá, Estados Unidos, etc.
            O que mais se compra é jaquetas, calças e meias, brinquedos, comidas. Algumas barracas até vendem flores falsas, pois tem muita gente que não pode ter as vivas. Há muitos vendedores de água, churros, rocambole e vários outros doces.
            As crianças adoram os brinquedos e os parques. Gosto de ir nos parques com minha família e esqueço do mundo, só penso em ir mais e mais. Meu brinquedo preferido é o “Crazy Dance” que roda para um lado e pro outro e você quase sai da cadeira de tão forte que ele roda.
            Também tem as pegadinhas subindo a ladeira, os cidadãos colam moedas no chão para “trolar” as outras pessoas. Algumas até caem tentando pegar as moedas, outros já veem e logo percebem que é brincadeira.
            Esperado o ano inteiro por todos, fazendo parte da história de Congonhas, alegrando os moradores por tantos anos, tradição dos cidadãos, assim é o Jubileu de Congonhas!


(Marlon - turma 801)

3 comentários:

  1. Amei este texto interpretado muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Marlon, tudo bem? Parabéns pelo seu esforço, cada dia mais tenho
    orgulho de você! Sucesso, você vai longe! Excelente redação, extremamente didática e coesa! Sensacional!

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto parabéns ao autor amo está festa e faço parte dela trabalho vendendo água todos os anos amo tudo isso 👏🏼👏🏼👏🏼😍😍🤣🤣

    ResponderExcluir