quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Todo mundo jubilando



Só promoção, dinheiro na mão, ladeira e pedra sabão, crianças implorando alegremente aos pais, consumindo o dinheiro ansiosos com a promoção. Pela ladeira histórica atravessam peregrinos de todos os cantos do Brasil, Congonhas recebe, de 7 a 14 de setembro, a mais importante peregrinação religiosa de Minas Gerais: O Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matosinhos.

O evento deslumbrante e fascinante reúne, aproximadamente, 200 mil pessoas entre a ladeira apertada de gente. O que mais impressiona são as manifestações de fé exercidas pelos romeiros do Brasil que se dirigem a Congonhas em busca de alguma graça ou em agradecimento por uma bênção alcançada. Também tem a Sala dos Milagres, um lugar para as pessoas pedirem alguma graça ou contarem alguma conquista, pondo um objeto significativo.

Mas a maioria das pessoas esquecem o lado religioso e vão em busca de compras. Outras, como os adolescentes e jovens, procuram diversão nos parques, como o carrinho de bate-bate, roda gigante, DJ, etc. Podem acontecer brigas, mas a polícia sempre vigiam os pontos principais: no início, no meio e no fim do morro.

Também tem as esculturas dos profetas feitas por Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho.

Eu costumo ir ao Jubileu todo ano, vou mais para comprar roupas e outras coisas. Não costumo ir ao parque e nem olho o lado religioso. Para mim, o Jubileu é um evento que não pode acabar. Estou ansioso para que cheguem as barracas, como uma criança com um sorriso deslumbrante querendo jubilar.

(Dallison, turma 901)

Nenhum comentário:

Postar um comentário